1.6 HDi 110hp
a series of problems
Carbonized oil in a diesel engine is nothing new. But this engine's oil sucker and turbo oil supply screw have been a source of trouble. Come and discover this and other problems that plague the 1.6 HDi of 110hp.
A função primária do respiro do motor é expulsar o excesso de pressão no cárter de óleo, nada mais. Tanto a compressão como a combustão deixam passar enormes quantidades de ar para o cárter de óleo tem que ser evacuada.
Um pouco de história:
A solução para resolver este problema passou por criar um orifício no cárter acima da linha de óleo com uma pequena rede e uma curva virada para o chão.
Na 2ª guerra mundial os tanques que passavam em charcos de água deixavam entrar água para o motor por esse orifício o que levou à invenção do respiro do motor fechado. Só em 1961 todavia é que o PCV (positive crankcase ventilation) passou a ser obrigatório num automóvel. Pelo respiro do motor eram emitidos vapores nocivos para o meio-ambiente e reencaminhando-os de novo para a admissão do motor era uma excelente forma de resolver esse problema. Os vapores seriam queimados, a condensação de óleo que até aqui pingava motor abaixo desapareceria e esta solução foi então mundialmente adoptada e imposta em legislação.

The small metal mesh would later be replaced by a larger plastic mesh that would guarantee an adequate supply of oil.

Another less common but equally serious problem appeared later. Originating from the injectors that let compression from the cylinder to the oil circuit, the oil sucker in the crankcase clogs, severely restricting the flow of oil.
Replacing the injector and replacing or cleaning the oil circuit solves and prevents future problems.

Along with other minor changes to the turboshaft and turbine, the NCturbo version of the GT1544v is technically superior to the original and has proven to be extremely reliable while still achieving similar levels of performance.
Nelson Campos
